sábado, 27 de junho de 2009

Os Cavaleiros da Tavola Redonda

Certo dia estavamos conversando eu e o Bito a respeito de valores, principios, etica, moral que norteia o nosso estilo de vida e serve como mola propulsora para tomadas de decisões, foi quando em uma bela metafora, o Bito nos comparou com a Tavola Redonda.
Os Cavaleiros da Távola Redonda foram os homens premiados com a mais alta ordem da Cavalaria, na corte do Rei Artur, no Ciclo Arturiano. A Távola Redonda, ao redor da qual eles se reuniam, foi criada com este formato para que não tivesse cabeceira, representando a igualdade de todos os seus membros.
Assim como toda confraria, o encontro de pessoas e reunioes, assim como, a união de diferentes pensamentos, ideias e vontades acabam sendo complexos e as vezes lentos; já que em muitos casos, pessoas que se autodenominam pertencentes a um determinado segmento não fazem por merecer e não são efetivamente comprometidas com os ideais que deveriam seguir.
Desde cedo, tanto Arthur quando Merlin perceberam que a jornada para atingir uma meta – a unificação da Bretanha – não seria nada fácil se Arthur não atraísse para si poderosos aliados. Não pessoas influentes, mas gente. Pessoas dispostas a fazê-lo. Para realizar não bastava apenas querer, é necessário fazer.Dessa maneira a construção e a reforma de um sistema é algo natural, o qual a dinâmica das mudanças fazem parte de todo o fluxo energético que rege o planeta. Assim sendo pessoas que se autodenominam os “melhores” e vivem de atos e atitudes do passado, por mais influentes que já foram não são necessariamente as pessoas escolhidas para a construção de uma nova ordem e, sim, pessoas que estejam dispostas a fazer e agir em pró de um pensamento comum e igualitário."Nada acontece em torno de você se não houver sua permissão de alguma forma, ainda que inconsciente."
O discurso de mal necessário não é valido nessa situação de mudanças, já que apenas nos alinhamos e somos coniventes com uma situação que de certo modo nos simpatizamos e o fato de aceitarmos o errado em detrimento do que, em tese, defendemos não se justifica."Cuidado com o que você fala. Mais importante que ouvir o que os outros dizem, é ouvir primeiro a sua voz."Quando determinamos novos projetos, novas metas é comum comentarmos isso com alguém mais íntimo, com naturalidade. Todavia, conforme o tempo passa, muitas vezes somos obrigados a mudar nossos planos e mudar um pouco de curso, mas não de objetivo. Para alguém não ciente, dá-se a impressão que você não está indo a lugar nenhum.
O mundo presta atenção no que você diz. Desse modo é necessário possuirmos clareza nas nossas historias, princípios e ética, apenas assim poderemos construir uma nova ordem.
Espero que as mudanças que estão ocorrendo no Montanhismo Paulista e Brasileiro venha a suprir essa demanda e o atual vazio existente, assim sendo o atual movimento está aberto a pessoas que queiram compartilhar, crescer e aprender continuamente a essência do montanhismo, que durante a década de 90 apresentou uma escassez de valores e princípios, focando na idéia de ser um esporte de força, com a única intenção: de apertar pedra e resina.
Precisamos estar sempre abertos a enxergar a vida de forma diferente.